Pequeno empresário? Faça sua empresa aparecer!

Mais de um terço dos empresários brasileiros devem aderir ao Black Friday 2017, apontam SPC Brasil e CNDL

Ser pequeno não é sinônimo de ficar escondido. Dê cara, corpo e voz à sua marca. Explore todo o potencial da sua empresa por meio do marketing digital
Por Vinícius Bruno

Ainda são poucos os micro e pequenos empreendedores que valorizam o marketing como instrumento estratégico de vendas. Muitas vezes, esse tipo de empresário é guiado por aquilo que chamamos feeling: a percepção meramente subjetiva de risco ou oportunidade. O grande problema é que, no mundo dos negócios, o achismo pode ser fatal para a sobrevivência das empresas. Para crescer e conquistar clientes, é preciso profissionalizar-se.

O marketing é parte fundamental na profissionalização de uma empresa. Por meio dele, faz-se o monitoramento da satisfação dos clientes e dos resultados conquistados pela empresa, além de ser uma ferramenta que auxilia os empreendedores a não cometer erros de estratégia.

Para o cliente conhecer sua marca, sua empresa precisa aparecer e, para você alcançar mais clientes, é preciso, antes de tudo, conhecê-los melhor. Com consumidores mais críticos, seletivos e exigentes, o mercado tem de lidar com as constantes mudanças e as empresas, para se manterem vivas, precisam se adequar a essa nova realidade. É mediante ações de marketing, por exemplo, que uma empresa define e conhece seu público-alvo, identifica e quantifica as necessidades e preferências de clientes e oferece soluções adequadas para cada tipo de perfil.

Uma empresa que investe em marketing é uma empresa mais eficiente e que maximiza as informações. Dessa forma, fica bem mais fácil se posicionar da forma correta no mercado e sair na frente de seus concorrentes na hora de atrair um cliente.

Confira algumas dicas de marketing digital para seu negócio bombar:

– Dê as caras!

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas redes sociais, é hora de se modernizar. Você pode estar perdendo clientes para o concorrente ao lado. A internet é, hoje, uma das principais fontes de consumo e consulta dos brasileiros. Mas tenha cuidado! Criar uma página para sua marca e depois não a atualizar com frequência pode ser um grande mico. Então, assuma atitudes planejadas e que podem ser cumpridas.

– Crie um relacionamento

Invista no relacionamento com seus clientes reais e potenciais. Com a conectividade, os consumidores estão mais propensos a receber ofertas por e-mail. O primeiro passo é construir uma boa base de dados, coletando informações de quem compra na sua loja. A partir daí, você pode enviar newsletters ou e-mail marketing periodicamente, que são excelentes ferramentas para aguçar a curiosidade.

– Aposte em conteúdo de qualidade

Jamais divulgue qualquer produto por divulgar. Tente ser o máximo assertivo possível e dialogue com quem realmente está interessado no assunto de que você trata. Para isso, a linguagem, a atratividade visual e o conteúdo são essenciais. Procure sempre trabalhar de forma original.

– Seja curioso!
Descubra quem é seu cliente: onde ele está? O que ele busca? Quais são seus hábitos? Quais são as expectativas com relação à marca? A internet é um mundo infinito de informações. Dedique algumas horas semanais na busca de dados, pesquisas e informações sobre seu negócio. Esse exercício pode aumentar seu repertório e contribuir para sua criatividade.

– Monitore seus resultados

Se tudo isso foi feito dentro de uma estratégia muito bem pensada, é hora de converter todas essas ações em resultados concretos, ou seja, vendas, engajamento, “viralidade”, alcance da mensagem, comentários, consultas etc. O lado bom de adotar métricas para mensurar seus resultados de marketing digital é que esses dados vão direcionar suas próximas ações, mostrando se deve continuar no mesmo rumo ou mudar a direção.

Fonte: http://revistavarejosa.com.br/dicas-tag/pequeno-empresario-faca-sua-empresa-aparecer/