4 dicas para atrair e fidelizar clientes nas datas de fim de ano

Especialista em varejo orienta como conquistar clientes e transformar o relacionamento com consumidores em algo que atravessa temporadas

O mercado varejista precisa se preparar para atender ao aumento na demanda no fim de ano. De acordo com um estudo do Grupo Stefanini, a previsão é de que o período tenha um crescimento de 10% no faturamento total, alcançando até R$ 7,6 bilhões. Esse cenário representa uma excelente oportunidade para os lojistas ampliarem sua base de contatos e fidelizar clientes, além de anteciparem vendas relacionadas às festas de fim de ano.

“Um planejamento estratégico apropriado pode fidelizar o consumidor para as próximas festividades, como Natal e Ano Novo, podendo se estender até mesmo ao ano de 2024. Por isso é necessário estar atento às novas tendências de consumo e buscar a personalização do material, valorizando a experiência do cliente e buscando essa relação duradoura”, explica William Santos, diretor comercial da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Confira algumas dicas do especialista que podem fazer a diferença no varejo físico:

1. Ofereça vouchers

Os vouchers são vales/cupons com uma porcentagem de desconto sobre a venda. Eles podem impulsionar os resultados da loja rapidamente, pois engajam o cliente a fazer novas compras. Além disso, é de fácil implementação por parte da loja. “Durante o processo, é recomendável definir regras de uso e fazer uma lista de vouchers para auxiliar na organização. Uma dica é listar os produtos que não estão com bom volume de vendas e aplicar neles os cupons de descontos, para movimentar o estoque. Além disso, é uma estratégia segura para o varejo”, explica Santos.

2. Dê opções de meios de pagamento

É alta a adesão dos brasileiros aos meios de pagamentos mais práticos e rápidos disponíveis no mercado, como Pix e QR Codes. Em três anos, as transações de pessoas para empresas via Pix, por exemplo, subiram de 6% para 34%, de acordo com dados do Banco Central. Com o crescimento do interesse da clientela por esse tipo de pagamento é importante que as empresas estejam preparadas para atender ao perfil do consumidor e suas preferências de checkout. “Fornecer opções de pagamento variadas pode ser o elemento decisivo para a escolha do cliente pelo seu estabelecimento, já que ele também busca praticidade no dia a dia”, comenta o diretor.

3. Invista em cashback

Essa ideia pode atrair muitos consumidores. Diferente do desconto, o cashback é a retribuição oferecida ao consumidor que, após pagar o produto, recebe uma porcentagem de volta, seja em forma de saldo na loja ou programa de recompensa. “Ao ver que tem dinheiro disponível para gastar, o cliente se sente incentivado a fazer uma nova aquisição no estabelecimento. Essa solução pode impulsionar a recompra”, explica.

4. Treine a equipe

Uma boa experiência de compra pode ser a chave para conquistar a clientela. Por isso, o bom atendimento pode fazer a diferença em um mercado competitivo. “Realizar treinamentos de equipe nessa época do ano traz destaque para qualquer comércio perante a concorrência. Um time alinhado com as necessidades dos consumidores pode ser mais assertivo no relacionamento com a marca e, consequentemente, impulsionar as vendas. Outro fator importante é o uso adequado do ERP pelos vendedores, que auxilia a traçar estratégias para buscar um atendimento personalizado e eficaz conforme a demanda”, finaliza Santos.

Fonte: Varejo SA