Como será possível melhorar os resultados se as pessoas mais importantes no contato com os clientes estão desmotivadas?
Tenho 26 anos de trajetória no varejo e durante este período passei por bons e maus momentos, porém devo reconhecer que nada se compara ao que vivemos atualmente. Desde que abri minha própria agência de treinamento de pessoas no setor, há um pouco mais de dois anos, vejo que não somente os negócios dos novos empreendedores estão enfrentando dificuldades, mas também os clientes estão sofrendo para manter suas operações funcionando.
Nunca foi tão difícil seguir em frente. Porém, nos últimos tempos, vivi algo instigante, que me fez acreditar que atravessaremos este momento de pé se soubermos ser sensíveis aos sinais que nossa equipe do front de loja está comunicando. Ministrei recentemente um treinamento sobre técnicas de vendas para um grupo de aproximadamente 160 vendedoras de um grupo de lojas de acessórios de moda. O que vi foi uma equipe sedenta de treinamento, com vontade de vender, de aprender, reaprender. Mas não a venda por si só. O que presenciei foi muito além disso.
Elas, assim como eu, querem seus clientes de volta. Pude ver a paixão, que é o maior combustível de vendas que existe, queimando durante os dias em que passei com elas. Ver que ainda existe essa chama, esse desejo de se relacionar com o cliente, em uma troca tão pessoal, me emocionou muito, pois foi assim que venci na área de vendas.
Por mais que isto muitas vezes não se concretize quando estamos no ponto de vendas, pois estamos cansados de ver vendedores desanimados, com um atendimento medíocre, consigo enxergar que eles necessitam, sim, de gente com a sensibilidade de perceber o quanto precisam de ajuda. Caso contrário, a falta de clientes irá gerar desmotivação e um estado de torpor, no qual o fato de não vender é absolutamente justificável, segundo esses profissionais. Como será possível melhorar os resultados se as pessoas mais importantes no contato com os clientes estão desmotivadas?
Por isso, gostaria de deixar uma reflexão e uma provocação: empresários, invistam em treinamento! Desenvolvam seus times para que possam sair desse círculo vicioso de imobilidade para o virtuoso, que é atender com prazer em servir. Assim, a venda será consequência, um fim, e não um meio. Não há nada mais gratificante do que entrar em uma loja e ser surpreendido por um atendimento espetacular. Os clientes estão carentes de atenção. Quem não gosta de se sentir amado?
Existem instrumentos que são acessíveis aos profissionais e o treinamento é um dos mais poderosos que existem, pois possibilita um novo olhar e mostra sua preocupação com eles. Mas, acima de tudo, todo ajuntamento tem em si mesmo uma força indescritível. Por esta razão, sempre digo em meus treinamentos: “Se este dia não valer de nada no seu desempenho e não fizer o menor sentido para você, valerá pela beleza do encontro. Juntos, sempre seremos mais fortes!”. Se os empresários investirem, verão que valerá a pena ter um time de vendas apaixonado pelo que faz, apto tecnicamente e muito mais motivado a entregar um resultado com a qualidade que sua marca merece. Se é na crise que aparecem as grandes oportunidades, esta está em suas mãos! Ótimas vendas!!!
*Marta Ferreira é especialista em treinamento de pessoas na área de Varejo e é a fundadora da agência Pupa, startup com foco em Marketing de Varejo e gestão de pessoas.
Fonte: Administradores.