Não deixe de sacar seus recursos, mesmo que não tenha dívidas a pagar. É possível fazer seu dinheiro render mais
São Paulo – Agora que você sabe quando poderá sacar o dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), já parou para pensar no que fazer com ele? Mesmo que ainda não tenha certeza, vale a pena retirar seus recursos do fundo e investi-los em aplicações financeiras de pouco risco, que rendem mais.
Se você deixar o dinheiro no FGTS, ele vai render de 5% a 6% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), em torno de 2% ao ano. Isso já considerando o aumento na remuneração do fundo, conforme anunciou o governo no fim do ano passado.
“O rendimento do FGTS é pior do que o de qualquer outro investimento. Fica abaixo até da poupança”, explica Joelson Sampaio, professor de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).
Antes de investir o dinheiro das contas inativas, porém, a prioridade deve ser pagar as dívidas. “Esse é o melhor investimento que você pode fazer, pois os juros que você paga pelos empréstimos ficam acima de qualquer rendimento em aplicações de renda fixa”, esclarece Sampaio.
A seguir, confira três investimentos que batem a poupança e permitem resgatar o dinheiro a qualquer momento. Seus rendimentos acompanham a variação da taxa Selic, atualmente em 13% ao ano.
Mesmo com projeção de queda na Selic, essas aplicações continuam sendo boas alternativas para investidores conservadores, que preferem correr pouco risco a ter retornos estratosféricos.
“Risco zero não existe, mas esses são os investimentos de menor risco do mercado”, explica Vera Simões, gerente de registros e autorizações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza o mercado de capitais.
Fonte: Exame.